Ver a alegria nos olhos do seu bebé e ouvi-lo rir são motivos suficientes para gostar de brincar com ele. No entanto, há uma razão ainda melhor para gostar de brincar com ele: também ajuda no seu desenvolvimento.
Aos três anos de idade, 85% do cérebro do bebé já está formado. As experiências que são repetitivas, consistentes, previsíveis e estimulantes podem promover o saudável desenvolvimento do cérebro do seu pequenote; contudo, as experiências novas e diferentes, como as que ele tem enquanto brinca, também desempenham um papel importante na modelação do desenvolvimento do bebé.
Quando brincar com o bebé, envolva todos os sentidos: olhos, ouvidos, nariz, mãos e boca. Estas são as ferramentas que ele usa para explorar e aprender sobre o mundo.
Para envolver todos os sentidos experimente alguns destes jogos.
Imitação
O bebé aprende a falar imitando os sons que nós fazemos. Estudos demonstram que as crianças com as quais se conversa têm vocabulários mais extensos aos 2 anos de idade, e que o número de palavras que o seu pequenote ouve aos 3 anos está diretamente relacionado com o seu futuro sucesso académico.
Incentive o bebé a comunicar consigo, fazendo barulhos e conversando com ele. Ao fazer isto, elogie-o sempre que conseguir imitar. Ao ler uma história, mostre-lhe que apertar um botão faz um barulho, como um pato a grasnar, ou mostre-lhe como virar as páginas de um livro.
Brincar às escondidas
Quando estiver a vestir ou a mudar a fralda ao bebé brinque com ele às escondidas. Primeiro, ele vai mostrar a sua alegria prestando muita atenção. À medida que ele se desenvolve, poderá sorrir, fazer sons e dar pontapés com as pernas. Por volta dos 9 meses, ele vai começar a encontrá-la e já afasta a fralda ou a roupa.
Música e dança
Se tem uma canção favorita que a sua mãe lhe cantava, continue a tradição e cante-a ao bebé. Não se preocupe com a sua voz. O seu bebé adora ouvi-la. Dance quando canta para mantê-lo com atenção. Ouça diferentes tipos de música e descubra o preferido do seu bebé.
Jogar à bola
A bola é um brinquedo fantástico para ajudar o bebé a explorar com todos os sentidos. Se puder, ofereça ao seu bebé uma bola com cores e texturas diferentes. Encoraje-o a brincar com a bola e role-la para trás e para a frente. Deixe-o descobrir o que pode fazer com a bola. Vá para o ar livre e lance-a contra uma parede ou contra o chão.
À medida que o tempo passa e que o bebé cresce, ele aprende a usar o corpo para explorar o mundo. Também irá começar a alcançar e a agarrar objetos, permitindo-lhe interagir com os brinquedos de formas diferentes.
Aos 9 meses, o bebé vai entender o conceito causa e efeito. Portanto, vai saber que se apertar um botão do seu livro, um pato vai grasnar. Além disso, vai compreender que as coisas que ele não consegue ver continuam a existir. Você continua atrás da camisola dele mesmo que ele não a veja.
Aquando do primeiro aniversário, já vai conseguir comunicar consigo usando os seus próprios gestos, expressões faciais, sons e talvez até mesmo algumas palavras.