À medida que a sua gravidez avança, irá notar mudanças no seu corpo, incluindo dores nas costas, aumento de peso e retenção de líquidos. Este tipo de sintomas, apesar de serem incómodos, são normais e costumam desaparecer após o parto ou ainda durante a gravidez.
Entretanto, há formas de lidar com esses sintomas para que se sinta melhor durante e após a sua gravidez.
Aumento de Peso
Tente ter presente que o aumento de peso é importante para uma gravidez saudável e perder-se-á após o nascimento do bebé. Pense sobretudo em:
Desfrutar de refeições nutritivas
Prescindir da comida rápida
Fazer exercício regularmente (consulte o seu médico ou especialista)
Dores nas Costas
Se tiver dores nas costas causadas pela gravidez, experimente estes métodos para reduzir o mal-estar e descansar melhor à noite (siga o conselho do seu médico ou especialista):
Alongamentos ou yoga para fortalecer e flexibilizar os músculos dorsais e das pernas
Procurar que lhe dêem uma massagem relaxante para reduzir a tensão muscular
Dormir de lado, sempre que possível, com uma almofada entre as pernas fletidas para melhorar o apoio da zona lombar
Pés e Tornozelos Inchados
Como o seu corpo retém mais líquidos durante a gravidez, as pernas, os tornozelos e os pés (edema) podem ficar inchados sobretudo nos primeiros três meses. Para aliviar:
Esteja de pé só o tempo que for necessário
Use calçado confortável
Evite estar sentada ou numa posição incómoda durante muito tempo
Nota: Contacte o seu médico ou especialista se notar uma inflamação ou inchaço súbito nas mãos ou no rosto. Pode ser um sinal de uma situação delicada da gravidez chamada pré- eclampsia.
Comichão
Não é raro ter comichão à medida que a pele da barriga ou do peito se vai expandindo. Algumas mulheres também têm vermelhidão nas palmas das mãos e na planta dos pés e notam que fatores que causam comichão causam ainda mais comichão quando estão grávidas (pele seca, eczema, alergias alimentares).
Para aliviar a comichão, evite os banhos ou duches de água quente, use sabão hipoalergénico e hidrate-se generosamente com uma loção sem perfume.
Comichão Intensa
A comichão mais intensa no segundo e sobretudo no terceiro trimestre pode ser um sinal de colestase intrahepática na gravidez, um problema de fígado que afeta 2% das grávidas e pode ser problemático para o bebé. Contacte imediatamente o seu médico ou parteira se receia ter colestase. Se for o caso, o médico dir- lhe-á quais as análises que deve efetuar.
Quando é que Deve Visitar o Médico: Contacte o médico ou especialista assim que sentir um excesso de comichão.
Estrias
Nem todas as mulheres ficam com estrias. Uma vez que estas aparecem nas zonas em que a pele se expandiu rapidamente devido ao aumento de peso, pode reduzir as probabilidades de estrias tentando ganhar peso da forma mais gradual possível.
Crescimento Rápido das Unhas
Por vezes, por volta do quarto mês, as unhas começam a crescer mais depressa do que é habitual. Também é possível que cresçam mais frágeis e quebradiças e que apareçam pequenos sulcos. Essa situação é geralmente reversível poucos meses após o parto.
Mudanças que Entusiasmam
A gravidez comporta mudanças físicas importantes, algumas tão agradáveis que mais tarde deixarão saudades!
Um cabelo deslumbrante
Um rosto luminoso
Um peito mais bonito que nunca