Nesta etapa, o bebé já estará muito mais ativo, move-se, senta-se, gatinha e tenta pôr-se de pé. Lembre-se que é normal que um bebé ativo se movimente muito, daí poder aproveitar estes movimentos para realizar uma massagem criativa, trabalhando qualquer parte do corpo que lhe seja apresentada. É também o momento para introduzir mais diversão na sua rotina, como por exemplo canções, rimas e jogos. Adapte os movimentos da massagem ao estádio de desenvolvimento mais ativo do bebé.
A massagem ajuda a desenvolver a sua autoconfiança e a sua capacidade de se relacionar com os outros mas ao mesmo tempo também o ajuda a desenvolver a coordenação e a força necessária para ajudá-loa preparar-se para andar.
Pernas –massagem «em rolos»
A massagem das pernas com movimentos «em rolos» é uma atividade divertida que aumenta o conhecimento do corpo. Quando o bebé lhe demonstrar que gosta do movimento, pode-lhe cantar uma canção.
Lembre-se de abrandar o ritmo da canção para que o bebé possa cantar também.
Costas
Se o bebé quiser ficar sentado, pode adaptar a sua massagem à posição escolhida por ele. Massajar nesta posição ajuda-o a preparar-se para permanecer sentado sem apoio e fortalece os músculos das costas. Também pode ter um efeito relaxante como parte da rotina da hora de ir dormir.
Aplique movimentos descendentes, desde o pescoço até às nádegas. É possível que o bebé queira brincar com um brinquedo enquanto o massaja.
Movimentos suaves
Os movimentos suaves são uma série de exercícios simples para ajudar a desenvolver a coordenação, alinhar a coluna vertebral e manter a flexibilidade do bebé. Pode aprender mais exercícios nos cursos de massagens, mas em seguida mostramos-lhe um exemplo.
Cruzar-cruzar-cruzar-abrir
Cruze os braços do bebé sobre o peito três vezes, alternando o braço que fica em cima do outro. Depois estique delicadamente os braços do bebé para os lados. O ritmo é: cruzar-cruzar-cruzar-abrir. Repita.
Termine com um beijo e um abraço.
Através da massagem, pode ficar a conhecer melhor a forma como o bebé comunica e terá mais ideias sobre como ajudá-lo nos primeiros meses. Você e o seu bebé irão descobrir o que é melhor para ambos. É importante ter em mente que a massagem é um ato que faz «com» o bebé, e não «para» o bebé.
Imprimir este guia
Estes movimentos de massagens baseiam-se no manual INFANT MASSAGE: A Handbook for Loving Parents (Massagem infantil: um manual para pais que amam) de Vimala McClure, fundador do IAIM. .
O IAIM é uma organização sem fins lucrativos e não promove nenhum produto.
Junte-se a um grupo de massagem do bebé
É recomendável que aprenda mais com alguém formado em massagem infantil de modo a obter todos os benefícios. Ir a um grupo de massagem do bebé é ideal para aprender a massajar o bebé com segurança.
A Associação Internacional da Massagem Infantil (IAIM, International Association of Infant Massage) ensina os pais de todo o mundo há mais de 25 anos. Para obter mais informações, consulte a página www.iaim.net.